Lista de Convidados - menos é mais!

12.11.2015

Se eu pudesse dar um, apenas um conselho para os noivos que estão planejando seu casamento, aí vai: reduza a lista de convidados.

 

E não é apenas por estarmos em tempos de crise que digo isto. Para mim sempre foi essencial ter um casamento em que pudesse colocar ali todos os gostos e desejos dos noivos, afinal é aquela velha história, só se casa uma vez na vida. Pelo menos é nisso que todos acreditamos e devemos acreditar.

 

Mas a questão da lista de convidados vai além de tudo isso. Antigamente, quando um casal decidia se casar, eram os pais (muitas vezes só os pais da noiva) que arcavam com todos os valores da cerimônia e festa. Pra começar, já acho de um machismo, um absurdo tremendo essa questão dos pais da noiva terem que bancar o casamento, um pensamento implícito lá atrás e completamente fora de comprensão e sentido atualmente. Não quero nem começar esta discussão aqui. Mas, voltando a questão dos pais, atualmente, a maioria dos noivos casa-se sim, por amor, são casais que querem compartilhar esse momento com os entes queridos, fazer valer o felizes para sempre e expressar em forma de cerimônia e festa o quanto eles são felizes e querem se amar. Muitos casais já moram juntos, são independentes, tem seu dinheiro, trabalho e são responsaveis por suas escolhas. E claro, optam por casar com a própria grana. E mesmo com a ajuda dos pais (alô, maioria!), esses casais fazem um casamento para si e quem mais eles tiverem vontade de convidar.

 

Acabou aquela história dos pais dos noivos convidarem fulano e cicrano pro casamento do filho para fazer uma média. Os convidados são dos noivos e somente deles. Acho abusivo os pais obrigarem os filhos a darem uma quantidade x de convites para que eles possam convidar pessoas para o casamento dos filhos e no fim das contas, aparecerem pessoas que os noivos viram uma vez na vida, se viram. Não tá certo isso não minha gente. Casamento é coisa séria, estão ali embutidos uma carga gigantesca de sentimentos e o mais importante é estarem presentes as pessoas que fazem parte da história do casal somente. Pensem nisso na hora de convidar, pensem muito e imaginem se aquele convidado vai fazer parte da sua vida daqui a 5, 10 anos. Não? Corta!

 

Retire da lista alguns amigos que você não vê há anos e convide pessoas realmente especiais. Não convide os colegas de trabalho, a menos que eles sejam realmente seus amigos. Você também não tem obrigação de convidar seu chefe, seus vizinhos, seus amigos que conviveram com você só na infância, seus amigos de faculdade que você não fala há anos, familiares distantes que você nem lembra que existem, amigos só de facebook e tantos outros que não fazem parte do seu círculo de amizade e parentesco.

 

Agora na prática, o que uma lista reduzida traz de benefícios pro casamento? Simples, verba! Com uma lista reduzida, o casal pode investir em uma série de coisas bacanas como um buffet mais completo e bem visto no mercado, um lugar lindo que a princípio quando você tinha 300 convidados não dava pra bancar, uma decoração incrível com muitos detalhes, lembrancinhas personalizadas, serviços e fornecedores pra incrementar ainda mais o grande dia como foto cabine, foodtrucks, barraquinha de sorvete, bar de caipirinhas, cervejas especiais e tantos outros itens que podem deixar o grande dia ainda mais a cara do casal.

 

Fato é, não tenha medo das replesálias e receio das consequências de não convidar pessoas. Chame apenas quem realmente importa pra vocês e saibam dosar pedidos, inclusões e exclusões sempre pensando no bem estar do casal e na importância de cada nome que estará presente para testemunhar a união de vocês. E meu lema neste caso, sempre será o mesmo: menos é mais!

 

Please reload

Parceiros
Pinterest
Instagram

Apaixonada por decoração, gatos e casamentos, Karine Rodrigues descobriu no mundo bridal uma nova profissão e a felicidade de fazer o que ama.

Quem escreve
Siga-nos nas redes!
Pesquise no blog
  • Instagram Preto Redonda
  • Pinterest Preto Redonda
  • Facebook preto redondo
  • Google+ Preto Redonda

© 2014 por Menta & Pêssego.