Painel de Quadro Negro - Aprenda a fazer!

03.02.2015

 

Se você conhece um pouquinho o Menta & Pêssego, já deve saber que adoramos projetinhos handmade. Um dos DIY mais legais que fizemos foi o backdrop de photobooth do nosso casamento e depois de receber diversos emails de seguidoras do Instagram pedindo o passo a passo, resolvi disponibilizar aqui todo o processo para fazer essa belezura. Alô noivinhas de plantão, vem colocar a mão na massa ;)

 

Os painéis e molduras de quadro-negro são tendência nos casórios gringos e vem ganhando muita força aqui no Brasil. Já podemos ver em casamentos Hi Lo, vintage, moderninhos e até em enlaces clássicos. Eles podem ser usados para dar as boas vindas aos convidados, deixar um recado, os nomes dos noivos, servir de fundo para photobooth e muitas outras utilidades. Olha só:

 

 

E aí, se animou a fazer seu próprio painel de quadro-negro? Então vamos ao passo a passo. Aqui eu vou ensinar a fazer o painel de photobooth, para servir de background para as fotos. Primeiro você precisa saber se o painel vai ficar em algum local específico e qual a medida deste local. O ideal é que você já tenha escolhido o espaço da festa e o local para montar seu painel. No meu caso, como era um canto e tinha uma porta do lado, precisei fazer com as medidas certinhas para o painel não atrapalhar a passagem da porta ao lado. Quanto as medidas, o ideal é que tenham pelo menos 2 metros de altura. O nosso tinha 2,20 mas se o casal ou a maioria dos convidados forem altos (nós somos baixinhos), sugiro que seja um pouco mais alto. A largura do meu tinha 1,80 mas isto varia de acordo com o que você vai escrever, mas se puder ser mais largo, fica mais harmônico, isso, claro, se o local permitir.

 

 

A madeira ideal para usar é um compensado bom ou mdf, mas cuidado pois não deve ser muito grossa. Se a madeira for lisinha, nem precisa passar massa em tudo e lixar. Geralmente as madeiras são vendidas com a largura de 1m ou 1,20m e por isto, é bem possível que você tenha que pregar as duas peças e dependendo do tamanho que queiram, vão precisar também cortar a madeira. Foi o nosso caso! Precisamos pregar as madeiras com pregos na parte de trás da madeira (o que não vai ser pintado) e para unificar, a massa também ajudou. Já vi muitos painéis juntos que não foram emassados mas que no resultado final não ficou ruim, mas se vocês querem a perfeição, é melhor passar uma mão de massa sim e depois lixar pra unificar os dois pedaços de madeira.

 

Para cortar a madeira, peça ajuda! Nós tínhamos uma máquina específica pra isso, mas creio que você pode conseguir um help para fazer isso com algum tio da família que tenha habilidades com marcenaria, mas se este não é o caso, tente na própria madeireira ver se eles quebram o galho e já cortam a madeira na medida que você precisa. A terceira opção é ir no marceneiro e pedir que ele execute o serviço.

 

Depois de comprar a madeira, juntar as partes com prego, passar uma mão de massa e lixar, é hora de pintar. Para simular um quadro negro, é preciso comprar uma tinta preta fosca. Há várias marcas no mercado que disponibilizam esta cor. Se você quer seu quadro negro na cor verde, como os quadros antigos da escola, também tem tinta fosca verde. A que eu usei foi a Coralit. Uma latinha de 900ml faz 20m² e custa menos de R$30.

 

 

Duas demãos de tinta já são suficientes. Espere secar por pelo menos 1 dia. Depois é legal passar um pouco de giz no painel pra dar impressão de quadro usado, sabe?

 

Agora vem a parte complicada. A escrita. No meu caso, eu contratei um grafista, pois tinha outros quadros no casamento pra ele desenhar e não teria tempo de fazer na véspera. Ele não usou giz! Usou uma caneta branca, mas que não sai com facilidade. Só consegui tirar depois com esponja. Estas canetas realmente dão mais visibilidade que o giz e tem a vantagem de não sair quando as pessoas encostarem no painel. Aqui no Rio eu não achei pra comprar e tive que encomendar do site da Etsy. Eles chamam de chalckboard pen lá fora. Mas depois eu acabei descobrindo a caneta Posca. São vários tamanhos e formatos e vende em grandes papelarias.  Massss, ela praticamente não sai mais, fica pra sempre! Portanto, se você quer usar o quadro para outras utilidades depois, vá no giz mesmo. Eu encomendei diversas canetas e lápis que imitam giz no site gringo da Etsy. Quando chegarem e eu testar, vou colocar um update aqui, ok?

 

Então, o desenho! Se você quer algo bem complexo, sugiro que chame alguém que entenda do assunto, porém, se for um desenho mais simples ou apenas uma escrita bacana, é bem possível fazer o seu próprio lettering com um pouquinho de habilidade em desenho. Como sempre fazemos quadrinhos para os nossos eventos, estamos aprendendo algumas técnicas para eles ficarem mais legais:

Foto de celular tremida, mas tá valendo ;) Feito com giz colorido.

 

Esses dois acima fiz com as canetas Posca.

 

Eu sempre fui péssima em fazer qualquer tipo de desenho mas como adoro quadro negro e tenho alguns em casa, eu sempre faço meus próprios desenhos e escritas e a dica que dou é fazer um molde em papel vegetal e replicar no quadro ou desenhar tudo de lápis antes (não force muito a escrita e cuidado com a escolha do lápis pois ele pode riscar seu quadro) e praticar bastante antes de fazer o painel oficial. Outra ideia para dar certo, é buscar inspirações de painéis, escolher um ou alguns e usá-los de base para o seu painel. Mas evite copiar, pois o bacana é ter seu próprio painel, personalizado.

 

 

Para finalizar seu painel, você precisa deixá-lo fixo na parede. Se o local permitir, use pregos ou parafusos (use a furadeira!) para prendê-lo na parede, mas se isso não for possível ou se você não tem onde apoiá-lo, peça ajuda novamente para o tio ou o marceneiro fazer um pé resistente atrás do painel dos dois lados e deixe bem preso para não correr o risco de cair no meio da festa. 

 

É isso gente! Não é dos mais fáceis mas também não é nada impossível. Esse é um projeto para envolver o seu noivo e os mais chegados. Aproveite a oportunidade para fazer uma comida gostosa, bebidinhas, chamar amigos ou família e se divertir com a montagem do seu painel. Boa sorte!

 

 

Please reload

Parceiros
Pinterest
Instagram

Apaixonada por decoração, gatos e casamentos, Karine Rodrigues descobriu no mundo bridal uma nova profissão e a felicidade de fazer o que ama.

Quem escreve
Siga-nos nas redes!
Pesquise no blog
  • Instagram Preto Redonda
  • Pinterest Preto Redonda
  • Facebook preto redondo
  • Google+ Preto Redonda

© 2014 por Menta & Pêssego.